Compartilhe e espalhe coisas boas!

Se você nunca provou trufas, não se sinta mal, você não está sozinho. Trufas são um ingredientes um tanto quanto raro. No Brasil, então… mais ainda.

trufa1

Entre os poucos países que trufas são cultivadas, a Itália se destaca como melhor deles.

Se você quiser provar, os meses de agosto e setembro são os mais indicados para procurá-las nos menus de restaurantes italianos. Inclusive alguns deles criam festivais de trufas durante essa época. O preço é um tanto salgando, podendo superar R$ 300 um prato. Mas para os curiosos e admiradores da culinária italiana, vale o preço.

A raridade tem explicação

caçadores de trufa

As trufas só nascem próximas a raízes de determinadas árvores (carvalho, cistácea e aveleira), em locais em que o clima é bem úmido. Mas só isso não é garantia que você conseguirá encontrá-las. Em suma, elas não cultiváveis e é necessário realizar coletas para conseguir. E se você pensa é que só sair cavando por aí, se enganou novamente. Somente cães bem treinados são capazes de encontrá-las.

Todas as essa dificuldades para sua coleta explicam sua raridade e seu preço. Em média, um quilo de trufas negras custa 2 mil euros.

Onde comprar e precauções

trufas

 

O lugar mais adequado para comprar trufas é em Alba, na Itália. A Toscana também apresenta excelentes safras desse produto. Entretanto, só é recomendado comprar trufas ou qualquer item trufado se você for consumi-lo em breve. Se você não pretende cozinhá-las em uma semana, nem sequer gaste seu dinheiro com elas.

O clássico prato com trufa

ovo frito

Embora as trufas possam ser usadas nos mais variados pratos, o seu “par ideal” é ovo frito. Isso mesmo! Ovo Frito! O mais singelo prato é a melhor combinação para o mais raro dos ingredientes. Essa união surgiu vários séculos atrás entre os camponeses italianos que a utilizam como tempero para o prato. Quer experimentar o máximo que o ingrediente pode proporcionar? Peça ovo frito com trufas!

 

Fonte: Flavia-Yuri-Oshima

Compartilhe e espalhe coisas boas!