Compartilhe e espalhe coisas boas!

Quem diria que algum dia uma empresa fabricante de celulose e, posteriormente, máscaras de gás, lançaria uma câmera de realidade virtual? Essa é a Nokia.

Uma das precursoras da popularização dos telefones móveis, carinhosamente conhecidos como celulares, a Nokia inicia agora a empreitada de levar a gravação de realidade virtual ao mundo.

Senhores e senhoritas, com vocês… OZO VR.

Nokia Ozo

Apresentada pela primeira vez em julho desse ano, porém sem muito detalhes, a câmera prometia ser um próximo passo na criação de realidade aumentada.

Para tanto, suas especificações foram finalmente reveladas:  Ela é basicamente uma esfera cravejada com oito câmeras 2K x 2K, cada qual com uma distância entre si similar à encontrada entre os olhos humanos.

Nokia Ozo

O áudio é garantido por oito microfones, provendo a qualidade necessária para uma excelente experiência com realidade virtual.

Nokia Ozo

Unidas, todas essas peripécias criam um verdadeiro campo de 360 ​​graus e com áudio totalmente imersivo. No entanto, a verdadeira singularidade não está na captura de imagens e sons: o Ozo reúne os feeds das câmeras em tempo real, permitindo streaming ao vivo em realidade virtual.

Se o usuário necessita salvar as imagens para uso posterior, um SSD embutido (e removível) se encarrega da tarefa. O Ozo pesa cerca de 4,2 kg com a bateria e pode ser acoplado em um tripé comum.

Única em seu propósito, todas essas features tornam o Ozo o Camões das câmeras de realidade virtual. Nenhuma outra câmera permite criar uma experiência tão imersiva diretamente da caixa.

Como disse certa vez William Blake, “O que hoje é comprovado, um dia foi imaginado”. Mas não engane, tal metamorfose demanda um preço. No caso do Ozo, esse preço é R$ 60.000,00, justificados por nada mais que pura ousadia e pioneirismo em trazer uma tecnologia restrita ao público em geral.

Se não acredite em mim, quando tivermos câmeras de realidade virtual por R$ 500,00, lembre-se desse singelo texto e do heroísmo de uma câmera com preço absurdo e uma ideia frente de seu tempo…

Compartilhe e espalhe coisas boas!