Compartilhe e espalhe coisas boas!

Infográfico: Empreendedorismo nas universidades

Se você  não  é um eremita e vive em uma caverna, talvez já tenha percebido um fato curioso, empreendedorismo está cada vez mais em alta. Todos os dias centenas de novos cases e conteúdos relacionados ao assunto são criados, fomentando e enriquecendo os corações e mentes dos entusiastas que sonham em empreenderem.

Como forma de avaliar como anda esse tópico dentro das universidades, a Endeavor e o Sebrae formaram uma parceria e fizeram uma pesquisa sobre o assunto. Eles conversaram com 5 mil alunos e 600 professores de 150 instituições nas 5 regiões do Brasil.  Os temas abordados abordados foram suas aspirações e suas relações com o empreendedorismo. A pesquisa foi dividida em quatro estudos:

  • Pesquisa quantitativa principal, feita a partir de respostas dos alunos
  • Pesquisa quantitativa, feita a partir de respostas dos professores
  • Pesquisa longitudinal, realizada com 400 alunos participantes da edição da pesquisa de 2012
  • Pesquisa qualitativa, realizada com professores e alunos de 5 capitais brasileiras.

O resultado ainda não é muito animador, entretanto, levando em consideração que sempre existiu no Brasil a cultura da estabilidade, os dados mostram um avanço significativo no interesse pelo assunto. No seu principal número, a pesquisa mostrou que 6 em cada 10 universitários pensam em empreender, no entanto apenas uma minoria pensa em inovar e ter grandes negócios. A pesquisa foi lançada no começo do ano, mas recentemente eles lançaram um infográfico com os principais dados. Você pode conferir a pesquisa inteira aqui.

Infográfico empreendedorismo

 

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!