Projeto inovador da marca japonesa promete ser o avião de pequeno porte mais rápido do mundo.
Não é novidade que fabricantes de automóveis atuam também no mundo da aviação. A mais recente a entrar nesse universo é a Honda, através de sua subsidiária Honda Aircraft.
O primeiro modelo da marca carrega consigo a promessa de ser o avião de sua categoria com maior alcance (em altitude) e velocidade de cruzeiro, podendo chegar a 778 km/h.
Com 13 metros de comprimento e 12 m de envergadura, o HondaJet tem autonomia para voar 2.185 km e pode transportar até 5 passageiros.
O jatinho tem sua fuselagem toda construída em compósito de carbono e inova no desenho diferente dos rivais: o posicionamento dos motores acima das asas e não na traseira da aeronave diminui o arrasto e colabora para um ganho de eficiência, além de ter proporcionado mais espaço dentro da cabine.
Tecnologia embarcada:
O motor turbofan GE Honda Aero HF120, é fruto de uma joint venture entre a GE e a Honda. No cockpit, o Hondajet incorpora um painel Garmin G3000, com três telas de 14 polegadas e controles touch screen.
Para tornar a viagem ainda mais confortável, a Honda promete para um futuro próximo um sistema de controle das funções da cabine a partir de tablets e smartphones, onde será possível comandar os sistemas de iluminação, som e ar condicionado da aeronave e ainda acompanhar detalhes da viagem, entre outras diversas funções que estarão em breve disponíveis.
Já pode voar?
A aeronave foi homologada pelo FAA (agência americana que regula a aviação civil) depois de mais de 3mil horas de testes e voos. O início de suas vendas em solo brasileiro se deram em 2015, sendo que as primeiras entregas estão programadas para meados de 2017.
- Modelo apresenta opções de conforto durante o voo.
- Cabine confortável, pode ser controlada através de tablets e smartphones.
- Sistema estará disponível em breve
- Aeronave pode chegar a 43mil pés de altitude
- A velocidade de cruzeiro é próxima a 780km/h
- Cabine de comando em vidro e nova geração do Garmin® G3000
- Projeto aerodinâmico inovador é um diferencial do HondaJet
Quanto custa?
Carinhosamente chamado de “Civic dos ares”, o HondaJet tem preço sugerido de US$4,5 milhões.