Compartilhe e espalhe coisas boas!

Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. – Victor Hugo

E hoje falaremos de um sonho. O sonho do pequeno Enzo.

Enzo Anselmo Ferrari nasceu no dia 18 de fevereiro de 1898 na cidade de Modena. Um fato curioso, seu nascimento só foi registrado 2 dias depois pois estava nevando muito no dia.

1890

Seu pai possuía uma pequena empresa metalúrgica que construía trilhos de trem e pontes.

A descoberta do grande sonho

Em 1908, aos 10 anos de idade, Enzo e seu irmão foram levados para assistir uma corrida em Bolonha.

 

Na época, os Grandes Prêmios eram eventos populares na Europa e algumas décadas depois culminariam na Fórmula 1.

1900

Na corrida em questão, cujo percurso foi Via Emilia, Felice Nazzaro foi o grande vencedor e ainda obteve a “volta mais rápida” da corrida.

E foi nesse sublime evento que os olhos do pequeno Enzo brilharam. Um sonho fora descoberto.

1910, uma década difícil

Nem tudo foram rosas na vida de Enzo. A década de 10 fora marcada por dificuldades extrema na vida de Enzo.

Em 1916, um grande pesar pousou sobre família Ferrari. Ambos, pai e irmão de Enzo, vieram a falecer. Por conta disso, Enzo fora obrigado a abrir mão dos estudos e trabalhar para sustentar sua família.

1910

Em 1917, Enzo serviu ao exército italiano, na 1ª Divisão da Artilharia Alpina na Primeira Guerra Mundial. Entretanto, ele ficou gravemente doente e fora dispensado.

Após se recuperar da última injúria, era o momento de Enzo correr atrás do seu sonho. Aos 21 anos, ele tentou ingressar na Fiat, mas foi recusado. Mas Enzo não se abateu e encontrou um trabalho como piloto de teste de uma pequena empresa em Turin.

Mas foi só em 1919 que Enzo conseguiu alcançar seus objetivos. Ele se mudou para Milão para trabalhar na C.M.N (Costruzioni Meccaniche Nazionali), primeiro como piloto de teste e depois finalmente como piloto de corrida. Sua corrida de estreia foi na Parma-Poggio di Berceto hillclimb e conquistou a 4ª colocação.

Alfa Romeo, uma parceria de 20 anos

Em 1920, após uma série de corridas, Enzo finalmente conseguiu sua grande conquista, o 2º lugar na Targa Florio pilotando um Alfa Romeo 6-litros 4-cilindros.

19201-580x482

Esse foi o início de uma era de 20 anos de parceria entre Enzo Ferrari e Alfa Romeo, na qual ele se dispôs de corpo e alma, fazendo praticando de tudo: ser piloto de teste, de corrida e até mesmo ajudando nas negociações. O resultado de tal dedicação garantiu para Enzo uma posição chave na empresa, que ele manteve até setembro de 1939.

1920_31-580x482

Em 24, em reconhecimento pelas suas conquistas esportivas, Enzo foi condecorado como Cavaliere (Cavaleiro/Knight) pelo Estado da Itália.

O nascimento da Scuderia Ferrari

Em 29, Enzo funda a Scuderia Ferrari em Modena. O seu objetivo era criar carros que corressem de forma “estável”, permitindo assim que proprietários-pilotos participassem das corridas.

cudferrarieng

A fundação da Scuderia marcou o início de uma explosão frenética de atividades no esporte e culminou na criação de uma equipe oficial para ela.

A Scuderia se encarregou da criação de carros (na maioria, Alfas) e motos. A Scuderia obteve tanto sucesso que logo se tornou o principal centro tecnológico de corrida da Alfa Romeo e assumiu o departamento efetivamente em 1933.

O fim da Scuderia?

Em 31, Enzo encerra sua carreira como piloto para cuidar de seu recém-nascido filho, Alfredo, mais popularmente conhecido como Dino.

20120711-_AIL8556-Edit

Em 37, a Scuderia Ferrari cria o Alfa Romeo 158, o famoso “Alfetta”. O carro dominou o cenário internacional de corridas.

Ao final de 37, acontece o inesperado. A Alfa Romeo decide dissolver a Scuderia Ferrari e Enzo se muda para Milão para assumir sua posição de chefia na organização.

Esse poderia ter sido o fim da lendária marca de carros. Entretanto, administrar uma empresa não seu real sonho. E ele tomou sua decisão mais importante da vida.

De parceiros para rivais

Em 6 de setembro de 1939, Enzo Ferrari deixa a Alfa Romeo sob aviso de que não poderia usar o nome “Ferrari” ligado a corridas por, pelo menos, quatro anos. Desse momento em diante, vencer a Alfa Romeo se tornou seu grande objetivo e paixão.

Em 13 de setembro, Enzo abre a Auto Avio Costruzioni, que posteriormente se tornaria a lendária Ferrari em Modena, no mesmo lugar do antigo QG da Scuderia.

E a sombra da guerra paira sobre a Ferrari

Em 43, no calor da Segunda Guerra Mundial, Auto Avio Costruzioni moveu sua fábrica de Modena para Maranello, onde posteriormente seria construída a primeira fábrica da Ferrari.

Em novembro de 44, a fábrica é bombardeada. Na sequência, em fevereiro do ano seguinte, a fábrica é bombardeada novamente. Esse poderia ser o fim do sonho de Enzo, mas a recusa de perder o fez seguir em frente. A fábrica foi rapidamente reconstruída e, já no mesmo ano, Enzo começou o projeto que tornaria a Ferrari uma lenda do automobilismo.

A lenda da Ferrari nasce

ferrari-logo_0

Os dois anos seguintes foram destinados para realização do projeto imaginado por Enzo. Somente em 48 eles definitivamente começaram a dar resultados.

Ganhando seu primeiro Mille Miglia (Mil Milhas) em 48, seu primeiro 24 Horas de Le Mans em 49 e seu primeiro Grand Prix de Fórmula 1 em 51, a Ferrari se tornou Campeã Mundial pela primeira vez em 52. O piloto que conquistou essa alcunha para Scuderia foi o lendário piloto Alberto Ascari.

3-1952Ascari

Desde então, a Ferrari conquistou seu espaço no automobilismo e não parou mais de ser campeã. O legado da Scuderia só cresceu e a Ferrari alcançou a glória tão sonhada por seu criador.

Enzo veio a falecer em 14 de agosto de 1988, aos 90 anos. Até lá, a Scuderia havia conquistado 19 vitórias em Le Mans e nove títulos na Fórmula 1.

ENZO_FERRARI_1

“My Motors have a Soul” – Enzo Ferrari

São lendas assim que nos inspiram em correr atrás do nosso sonho. Enzo podia ter tido uma vida bem-sucedida e tranquila como gestor da Alfa Romeo, mas a inquietação em seu espírito não permitiu que ele abandonasse seu sonho em troca de um suposto sucesso mundano. Enzo não queria trabalhar para história, Enzo queria ser parte da história.

 

 

 

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!