Compartilhe e espalhe coisas boas!

Dispositivos se utilizam do Bluetooth para transmitir dados aos smartphones

Você já deve ter ouvido falar da Internet das Coisas (Internet of Things), que vai permitir que dispositivos eletrônicos estejam conectados entre eles. Talvez você não saiba que os beacons são peça fundamental para este desenvolvimento. Esses pequenos dispositivos (como este que está na foto abaixo) têm potencial para revolucionar áreas como o marketing, o comércio, o turismo, programas culturais e muito mais.

Crédito: Endeavor

Os beacons são pequenos aparelhos capazes de transmitir informações utilizando a tecnologia Bluetooth. Eles se comunicam com outros dispositivos eletrônicos, como os smartphones. Um exemplo de aplicação: imagine que exista um beacon instalado em uma loja de roupas que você gosta muito. Quando você passar em frente à loja poderá receber uma oferta personalizada ou mesmo um cupom de desconto para aproveitar. Demais, né?

Não é à toa que a tecnologia tem crescido no Brasil, já que agora estes dispositivos estão sendo fabricados por aqui. Isso permite que o preço caia e que cada vez mais locais se utilizem dos beacons. Um outro exemplo legal é uso é a iniciativa do National Slate Museum, no País de Gales. Algumas obras possuem beacons e, quando o visitante chega ao lado do quadro, seu celular recebe informações sobre a obra.

Quer saber mais sobre esta tecnologia revolucionária? Então confira o vídeo do Olhar Digital:

Compartilhe e espalhe coisas boas!