Compartilhe e espalhe coisas boas!

Kuggen, é um incrível edifício sustentável de cinco andares em Gutemburgo, na Suécia. Seu design inovador atrai olhares por todo o mundo.

Localizado na Suécia, o Kuggen, é sede da Universidade de Tecnologia de Chalmers. Seu diferencial é nitidamente notado nos 5 andares sustentáveis, construídos pelos arquitetos da Wingårdh Arkitektkontor.

A palavra Kuggen, significa em sueco “roda dentada”. Pelo nome, podemos entender um pouco a inspiração dos arquitetos por de trás desta belíssima construção. Concluído em 2011, hoje, o edifício de 5 andares é atração turística na cidade.

O prédio está localizado na ilha de Hisingen Island e tem traços inspirados no Renascimento Italiano e na roda dentada.

As cores fazem alusão as folhas de árvores conforme há mudança de estação, ou seja, o degradê reflete o aglomerado de tons em uma única folha. Como se ainda não bastasse, foram usados seis tons de vermelho no exterior do edifício, retratando a pintura industrial associada aos cais e ao porto local.

A tela rotativa acompanha o caminho feito pelo sol em torno do edifício. Isso significa que as nuances mudam ao longo do dia, de acordo com a luz. A fachada é reflexo deste conceito.
O prédio é estação de trabalho de 21.000 funcionários e estudantes. Ele abriga também, um Parque de Ciência e a Universidade de Tecnologia de Chalmers.

Dentre as inúmeras curiosidades deste edifício estão: todos os andares oferecem sombra ao andar debaixo, o edifício expande 1.500 milímetros em cada andar causando impressão de movimento e dinamismo; as janelas triangulares e sua forma circular permitem que a luz do dia entre com maior facilidade e por fim, a temperatura ambiente varia entre 22-26 °C nos pisos acima do solo.

Segundo o site FTC, O Kuggen utiliza a tecnologia sustentável em quatro níveis: com sistema de ventilação e iluminação ativados por movimento, aquecimento e refrigeração interativos, possui painéis solares no telhado e uma iluminação natural.

Essas tecnologias tornam o consumo de energia do prédio baixo, uma base de 55 kWh/m² por ano.

Confira abaixo as fotos desta belíssima construção, e descubra porque ele é destaque dentro do contexto europeu.

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-02

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-04

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-05

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

Kuggen, Göteborg Wingårdhs 06-2011

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-11

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-12

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-13

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-15

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-10

follow-the-colours-arquitetura-colorida-Kuggen-Gotemburgo-Suecia-18

Imagens: FTC

Compartilhe e espalhe coisas boas!