Compartilhe e espalhe coisas boas!

Livre de carros, os moradores circulam pelo vilarejo através de pequenas embarcações, bicicleta ou a pé. Ao todo, 180 pontes de madeiras fazem a conexão ao longo dos 6,5 quilômetros de canais.

Crédito: worldfortravel.com

Localizada no leste da Holanda, a cerca de 120 km de distância da capital Amsterdam, Giethoorn é um charmoso vilarejo que não possui ruas. Romântica e bucólica, a vila tem uma população composta por 2.600 habitantes, que vivem em pequenas ilhas particulares.

Divulgação/GiethoornTourism

A cidade foi fundada por refugiados no século XIII, mas entrou na mira dos turistas após ser cenário da produção cinematográfica Fanfare, em 1958. A maioria das residências de Giethoorn são antigas casas rurais do século 18, que exibem adoráveis jardins bem cuidados e repleto de flores.

Apesar de pequena, a vila oferece uma gama variada de exposições e museus, com destaque para o “t Old Maat Uus”. Aos finais de semana, uma embarcação leva uma banda do vilarejo pelos canais, enquanto os integrantes tocam para os habitantes e visitantes.

Crédito: owegoo.com

Há também bares, cafés e restaurantes que oferecem comidas típicas e são ótimas escolhas para dar uma pausa no passeio de punter, uma embarcação típica da região. É possível contratar guias especializados ou alugar embarcações a motor, remo e até mesmo gôndolas, que se movem com a ajuda de varas que empurram o barco pelo leito do canal.

(Foto: Yellow Mao/Flickr)

O vilarejo oferece incríveis paisagens em todas as estações do ano. Entre os meses de março e junho, os jardins florescem e colorem as margens dos canais. Já no outono, as casas com telhados de palha dão um tom ainda mais bucólico para a cidade. E, por fim, durante o inverno, os canais congelados viram pistas de patinação.

Crédito: NLHank

Compartilhe e espalhe coisas boas!