Compartilhe e espalhe coisas boas!

Você conhece a comemoração de Natal em Alantejo? Cada lugar do mundo tem uma particularidade, e na região portuguesa não é diferente. Durante esta época do ano, os turistas podem conferir as tradições natalinas, que são preservadas de forma especial na região.

(Foto: Turismo de Alantejo)

Para que não falte pão nas casas, as sementes de trigo são plantadas em pequenos vasos com algodão embebido em água, a partir do início de dezembro. De acordo com o costume, as plantas germinam e são colocadas no presépio até o Dia de Reis, quando devem ser transplantadas para a terra.

(Foto: Turismo de Alantejo)

Os presépios, muito comuns em várias partes do mundo, ganham um destaque especial. Um dos mais conhecidos é o da cidade de Estremoz, feito com bonecos de barro de um estilo próprio e cores alegres. A vila de Monsaraz também ganha 46 figuras em tamanho real, espalhadas pelas ruas de pedra, feitas de ferro e cerâmica.

(Foto: Turismo de Alantejo)

 

Os alantejanos iniciam a coleta de pedaços de madeira no início de dezembro, que são reunidos nas principais praças das aldeias e vilas da região. Na véspera de Natal, são utilizados em uma enorme fogueira que, de acordo com a crença, ilumina o nascimento de Jesus e aquece a noite de inverno. As chama chegam à altura das igrejas, e enquanto estão acesas, os moradores bebem vinho relembram bons momentos.

O jantar de véspera de Natal é chamado de Consoada. Durante a ocasião são servidos pratos à base de peixe, como sopa de cação, pescada frita e bacalhau.

Compartilhe e espalhe coisas boas!