Compartilhe e espalhe coisas boas!

Aprenda a fazer essa adorável sobremesa francesa

Me responda com sinceridade. É possível um doce com um nome tão charmoso ser ruim?

Claufotis é um doce tipicamente francês com uma consistência muito similar ao nosso querido flan. Apesar da massa aparentar ficar bem líquida, a consistência final fica uma maravilha.

Claufotis de Cereja

Claufotis de Cereja

O clafoutis é muito fácil de fazer. Basta bater os ingredientes da massa no liquidificador, jogar sobre as frutas e assar. Ele precisa ser servido ainda quente, ou morno, e pode ser acompanhado com sorvete de creme ou uma calda de frutas. Há variações com outras frutas, mas cereja é nossa queridinha da redação.

Claufotis de Cereja

Claufotis de Cereja

Ficaram com vontade? Então anotem a receita 🙂

Claufotis de Cereja

Receita por Julia Child

Ingredientes

2 a 3 xícaras (chá) de cerejas sem os cabinhos
1 e 1/4 de xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
manteiga para untar a forma
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como fazer

Retire os cabinhos das cerejas mas não retire os caroços. Elas devem ser usadas inteiras. Dizem que o caroço ajuda a dar o sabor, então não vamos contra a tradição. Só avise quem for comer, não queremos ninguém mordendo caroço.
Coloque os ingredientes da massa no liquidificador e bata na velocidade média por 1 minuto. Unte uma forma média com manteiga, ou se preferir faça em travessas pequenas individuais. Coloque uma pequena quantidade de massa no fundo da forma, só mesmo para cobrir o fundo, e leve ao forno preaquecido 220°C, por cerca de 3 minutos. Retire do forno, disponha as frutas na forma, e salpique um pouco de açúcar por cima. Despeje o restante da massa cuidadosamente entre as frutas, salpique mais açúcar e volte ao forno, desta vez em 180°C, por mais 25-30 minutos ou até que esteja dourado e firme.
Claufotis de Cereja
Eu fiz em formas pequenas, então levou cerca de 27 minutos, mas acredito que uma grande leve um pouco mais de tempo, talvez uns 40-50 minutos, mas é bom ficar de olho. Retire do forno, polvilhe o açúcar de confeiteiro, espere amornar alguns minutinhos e sirva.

***

Matéria inspirada no artigo do blog Fica, vai ter sobremesa

Gostaram da receita? Que tal tentarem nesse sábado? 😉 Um bom fim de semana para todos.

Compartilhe e espalhe coisas boas!