Compartilhe e espalhe coisas boas!

Que tal fazer um Mocha ou uma Taça Suspiro?

O café é uma das bebidas mais charmosas do mundo. Servido puro, com leite ou chocolate, é possível fazer diversas combinações e se deliciar com ele. O café é tão especial que ganhou um dia internacional só para ele, comemorado em 14 de abril. Pensando nisso, trazemos uma homenagem ao café com duas receitas deliciosas para você fazer em casa. Vamos conferir?

 CAFÉ MOCHA

Hummm, deu água na boca, né? Foto: Cook Diary

Ingredientes

227 ml de café fresco (ou instantâneo)

1/2 xícara de leite

1 colher de sopa (15 g) de cacau em pó

1 colher de sopa (15 g) de água quente

Açúcar (opcional)

Chantili e cacau (opcional, para cobertura)

Modo de preparo

1 – Para deixar seu mocha parecido com os feitos em cafeterias e lanchonetes, a dica é usar café torrado forte. Você também pode utilizar café instantâneo, mas o fresco é melhor. Para deixar o café mais forte é necessário cerca de quatro colheres de chá (60 g) de café misturadas com 170 ml de água.

2 – Faça uma calda de chocolate com água morna e pó de cacau adocicado. Combine esses ingredientes em partes iguais e misture em uma pequena tigela. São necessárias duas colheres de sopa (30 g) para um mocha.

3 – Na caneca, misture a calda de chocolate com o café. Quanto mais café tiver, mais calda de chocolate deve ser colocada. Não se esqueça de deixar espaço para o leite.

4 – Aqueça o leite no vapor, no fogão ou em um micro-ondas. A quantidade vai depender do tamanho da caneca. Algo em torno de 1/3 ou 1/2 caneca (de 85 a 113 ml) geralmente já é muito. O leite deve ficar entre as temperaturas de 60 a 70 °C. Um pouco mais quente e o leite queimará, perdendo sabor.

5 – Encha a caneca com leite quente. Se houver espuma, segure-a com uma colher, de forma que ela fique na camada superior, acima do mocha. Caso goste de mocha bem doce, coloque uma colher de chá de açúcar na bebida antes de completá-la com a espuma.

6 – Cubra-o com chantili e pitada de cacau em pó. Calda de chocolate, caramelo ou até canela/açúcar combinam muito bem com o café mocha.

Fonte: wikiHow

 TAÇA SUSPIRO DE CAFÉ

Combinação é elegante e deliciosa. Foto: Café Utam


Ingredientes

1 colher (sopa) de café solúvel

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel

3 ovos

4 colheres (sopa) de açúcar

50g de suspiros pequenos

1 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída

raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

Primeiro Creme (creme de leite):

Leve ao fogo bem baixo uma panela com o leite condensado, o leite, meia xícara de chocolate em pó e as gemas. Mexa sempre até adquirir uma consistência levemente cremosa, ou seja, de 2 a 3 minutos após a fervura. Deixe esfriar e reserve.

Segundo Creme (creme de café):

Em uma batedeira, bata as claras em neve bem firme. Junte o açúcar, o restante do chocolate em pó e o café solúvel. Quando ficarem bem incorporados, retire da batedeira e acrescente aos poucos a lata de creme de leite, mexendo bem devagar.

Divida o primeiro creme (creme de leite) em taças, formando uma camada com cerca de 2 cm. Salpique as castanhas de caju, os suspiros e cubra com o creme de café. Leve as taças para gelar por pelo menos 4 horas. Decore com raspas de chocolate e sirva.

Fonte: receita sugerida pelo Café Utam

Compartilhe e espalhe coisas boas!