Compartilhe e espalhe coisas boas!

Esta sobremesa é linda e super saborosa!

Talvez você já tenha visto ou pelo menos ouvido falar no belíssimo filme “O Grande Hotel Budapeste”, que foi indicado a nove categorias no Oscar de 2015 e ganhou em três delas. Na trama, dirigia por Wes Anderson, o personagem Gustave amava o doce francês Courtesan au Chocolat. Esta sobremesa é super charmosa e tem uma aparência incrível!

O doce conta com três carolinas de tamanhos diferentes, montadas, recheadas com creme de confeiteiro de chocolate. Simples, elegante e saborosa, como um bom doce deve ser!  Então, vamos aprender a preparar? O Prato Fundo fez uma adaptação desta receita, que reproduzimos aqui. Mãos à obra!

Crédito: Cookie Connection

Crédito: Wrapped Up In Rainbows

 

COURTESAN AU CHOCOLAT

Ingredientes: Crème Pâtissière de Chocolat (Creme de confeiteiro de chocolate)

100g chocolate meio amargo (OU 50g chocolate ao leite e 50g de chocolate amargo)
2 gemas
25g açúcar cristal (I)
10g farinha de trigo
10g amido de milho
5g cacau em pó 100%
250mL leite desnatado
25g açúcar cristal (II)

Ingredientes: Pâte à Choux (Massa de Carolina/Bombinha)

125mL água
57g manteiga sem sal
10g açúcar cristal
Pitada de sal (~0,5g)
70g farinha de trigo
2 ovos batidos

Ingredientes: Montagem e Decoração

~250g açúcar de confeiteiro impalpável (glacê)
~50mL água (glacê)
Corante alimentício: roxo/lavanda, verde limão/folha, pink, azul anis
~50g chocolate branco
~100g açúcar de confeiteiro impalpável (cola azul)
~30mL água (cola azul)
Amêndoa de cacau ou gota de chocolate

 

MODO DE PREPARO

 

Modo: Crème Pâtissière de Chocolat

Derreta o chocolate no micro-ondas ou banho maria, reserve.
Numa tigela junte as gemas, açúcar cristal I, farinha de trigo, amido de milho e cacau em pó. Bater com fouet até creme bem homogêneo.
Numa panela aquecer o leite com açúcar cristal II até começar a ferver, bolhas pequenas.
Colocar sobre o creme de gemas e cacau cerca de 1/3 do leite quente misturando muito bem. Acrescentar mais 1/3 e mexer bem. Voltar toda a mistura para a panela, ainda mexendo.
Volte a panela ao fogo baixo mexendo bem para cozinhar a gema, farinha e amido. Irá engrossar repentinamente, continue mexendo. Cozinhe por cerca de 3-4 minutos.
Adicione o chocolate derretido ao creme cozido e misture bem.
Deixar esfriar na geladeira para utilizar. Caso desejar, antes do uso passar por uma peneira fina para deixar mais delicado e remover eventuais grumos.
Transfira para uma manga de confeitar com bico liso (~0,5cm diâmetro).

Modo: Pâte à Choux (Massa de Carolina/Bombinha)

Numa panela junte água, manteiga, açúcar e sal. Deixar a manteiga derreter completamente.
Quando começar a ferver (bolhas pequenas nas laterais) acrescente a farinha de trigo de uma vez. Mexer vigorosamente toda a massa.
A massa precisa ser cozida por alguns minutos, quando o fundo da panela tiver uma leve película e a massa ficar mais uniforme. Retire do fogo e remova a massa da panela.
Com a massa ligeiramente quente, acrescentar os ovos batidos aos poucos misturando bem para a massa incorpora-los. Irá parecer que não vai, mas vai. Continue mexendo. Para usar a panela, espere esfriar ligeiramente.
A massa deve ficar mais cremosa e elástica. Porém, deve manter o formato. Por isso, coloque os ovos aos poucos.
Aquecer o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Transfira para uma manga de confeitar com bico liso (1cm diâmetro). A quantidade é suficiente para montar 06 doces prontos. Irá sobrar um pouco de massa, mas não suficiente para mais um. O rendimento é uma estimativa, depende do tamanho que fizer cada bolinha. A massa expande durante o cozimento.
Faça as bolinhas sobre a forma preparada anteriormente.
Assar em forno aquecido a 180ºC até ficarem dourados. Por tamanho: pequeno (10-15 minutos), médio (20-25 minutos) e grande (30-35 minutos). Recomendo fazer cada tamanho em fornadas diferentes.
Remova da assadeira e transfira para uma grade para esfriar.

Modo: Decoração

Rechear as peças grande e média com o creme de chocolate. Preencha as peças pela base, pode furar com uma faca ou com o próprio bico da manga do creme de chocolate.
Com o açúcar de confeiteiro fazer o glacê/glaze. A quantidade de água é variável, coloque aos poucos. Deve ficar fluído, mas não escorrer facilmente.
Divida a glacê em três porções para tingir com os corantes. As porções podem ser desproporcionais, pois as peças possuem tamanhos diferentes. Usará mais para a grande e média, a pequena irá sobrar. Coloque o corante aos poucos para chegar a tonalidade desejada.
Mergulhe as peças no glacê correspondente. Grande (roxo/lavanda), médio (verde) e pequeno (pink). Serão necessários vários mergulhos para ter uma camada uniforme na espessura e coloração. Espere secar ligeiramente entre cada um e limpe os respingos para um melhor acabamento.
Os arabescos de chocolate branco (derretido e temperado) devem ser aplicados quando o glacê estiver seco ao toque. O tempo de secagem irá variar, pois depende da espessura e umidade local.
Esperar o chocolate endurecer para montar.

Modo: Montagem

Com a outra parte do açúcar de confeiteiro e água é para a cola azul que gruda as peças juntas. Ela deve ser menos fluída que o glacê de cobertura. Deve ficar mais firme.
Aplicar o glacê azul sobre a peça grande e colocar a peça média por cima, pressionar levemente. Então, na peça média aplica o glacê azul e colocar a peça pequena por cima. Na pequena irá a amêndoa de cacau ou gota de chocolate grudada com o glacê azul também.
Observação
– Recheio: se quiser rechear depois que banhar no glacê também pode, ainda mais se estiver um dia quente.
– Armazenamento: deve ser mantido na geladeira por causa do recheio, porém a umidade irá dissolver o glacê. Fora também poderá dissolver, se morar em local com alta umidade.
Confira um vídeo promocional da Fox com ensinando a receita original do filme: 

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!