Compartilhe e espalhe coisas boas!

As festas de fim de ano estão chegando e para quem vai reunir a família e os amigos, selecionamos uma receita especial para conquistas os convidados.

Ingredientes 

Para a esponja:

1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (10 g)

1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente (200 ml)

Para a massa:

½ xícara (chá) de leite (100 ml)

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)

10 colheres (sopa) de açúcar (120 g)

1 colher (chá) de sal

4 gemas

9 colheres (sopa) de margarina (135 g)

1 xícara (chá) de Gotinhas de Chocolate ao Leite (150 g)

Para o recheio:

700 g de Chocolate Branco

1 xícara (chá) de vinho branco (200 ml)

Para a finalização:

300 g de Chocolate Branco picado

Frutas secas e oleaginosas a gosto (damasco, passas, nozes, pistache etc.

 

Modo de fazer 

Coloque a farinha e o fermento em uma tigela, despeje o leite e misture bem. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por 30 minutos ou até dobrar o volume. Acrescente aos poucos todos os ingredientes, exceto as gotas de chocolate. Misture tudo até ficar homogêneo e transfira para uma bancada enfarinhada para sovar por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar macia e se desprender da mão.

Cubra novamente e deixe descansar por 15 minutos, depois abra a massa sob a bancada limpa e seca. Acrescente as gotinhas de chocolate, enrole a massa ao meio e modele duas bolas.

Coloque em formas para panetone de 500g: a massa deve ocupar a metade da forma, deixando o restante para o crescimento. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar por aproximadamente 50 minutos ou até dobrar o tamanho. Com uma faca bem afiada ou um estilete, faça um corte superficial na parte de cima, para que a massa abra ao ser assada, dando o acabamento típico de panetone. Leve ao forno pré-aquecido (180°C) por cerca de 30 minutos.

Acrescente o vinho branco e misture até obter um creme liso e homogêneo. Leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Montagem:

Corte a tampa do panetone e reserve-a. Deixe um espaço de 3cm para as bordas e faça um círculo na parte interna. Remova o miolo cortando-o em fatias, para montar o recheio em camadas, criando um contraste de texturas mais interessantes.

Recheie o panetone mesclando as fatias com o recheio de chocolate branco, completando toda a cavidade. Feche a tampa reservada e repita o processo com o outro panetone.

Finalização:

Derreta e tempere o chocolate branco. Coloque o panetone em um prato, espalhe o chocolate branco sobre ele e decore com as frutas e as oleaginosas.

Tempo de Preparo: 1h30

Rendimento: 2 panetones

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!