Compartilhe e espalhe coisas boas!

A influência de Blues de B.B. King para as novas gerações

Recentemente, B.B. King voltou às páginas de todos os notícias do mundo devido ao seu falecimento, aos 89 anos de idade. Para os mais velhos, o peso da perda foi enorme, B.B. King foi um dos maiores músicos do mundo. Mas e para os mais jovens? Qual o significado da perda do cantor? Foi pensando nisso que resolvemos criar uma postagem mostrando como diversos músicos apreciados pelos jovens foram influenciados pela Lenda do Blues.

Mas antes, uma pequena biografia do cantor

 

Nascido em 16 de setembro de 1925, Riley B. King nasceu em uma fazendo de algodão em Itta Bena, Mississippi. Sua infância foi difícil, ele colhia algodão para se sustentar e, por necessidade, começou a tocar a troco de algumas moedas. Em 49, King se mudou para Memphis para realizar seu sonho de tocar profissionalmente. Detalhe importante, durante essa viagem ele levou apenas sua guitarra e 2 dólares!

Em pouco tempo o talento de King foi descoberto por uma rádio e logo ele tinha seu programa, no qual ele recebeu o apelido de Beale Blues King e, posteriormente Blues Boy King.

 

Influências de B.B. King em grandes músicos

Com seu estilo musical único, B.B. King se tornou uma lenda da música e influenciou dezenas de grandes músicos. Eis aqui alguns exemplos:

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Considerado o melhor e maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix se considerada um grande fã de B.B. King.

David Gilmour

 

David Gilmour

Outro astro lendário influenciado foi o guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour.

Eric Clapton

 

Eric Clapton

Se você achava que parava por aqui, errou feio. Até mesmo o lendário Eric Clapton foi influenciado pelo som original de King.

 

Mas tá, eu não escuto nenhum deles, B.B. King não influenciou meus músicos…

Outro engano, vamos pensar da forma lógica. Se você escuta algum cantor (e é muito provável que você escute) influenciado por essas lendas acima, então eles foram indiretamente influenciados por King. Eis aqui alguns exemplos (apenas alguns exemplos) de bandas que se encaixam nessa lógica:

  • Queen
  • Radiohead
  • 30 Seconds to Mars
  • Gorillaz
  • Guns n’ Roses
  • Prince
  • Red Hot Chili Peppers
  • Metallica‍‍

Conhecer as raízes de um estilo musical é uma experiência diferente e muita agregadora para quem curte um bom som. Não é porque você é fã de Heavy Metal ou Hip Hop que você precisa negar escutar um pouco sobre Blues. Para encerrar, fique com uma música Rei (e não é o Roberto Carlos).

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!