Compartilhe e espalhe coisas boas!

Conheça a encantadora Maui, no Hawaii

Segunda maior ilha do arquipélago do Hawaii, Maui é o ambiente perfeito para quem procura se aventurar em meio ao paraíso, onde são raros os dias sem um belo arco-íris desenhado no céu.

Nos tranquilos vilarejos, em sua maioria roots e simples, os turistas ainda não conseguem ter a dimensão da natureza que impera ao redor do local rodeado pelo oceano pacífico.

A ilha é considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática de windsurfe, kitesurfe, surfe e famosa pelo campeonato de Jaws, na tradução ao pé da letra, “Mandíbulas”.

Muito comum por lá é se deparar com os ciclistas, locais ou não, pedalando com suas bikes por todos os cantos, e os golfistas dando suas tacadas nos belos campos de golfe, um deles o conhecido Makena Golf Course, em Kihei.

O viajante chega na ilha pelo aeroporto de Kahului, ponto de partida de Maui, onde está localizado a maior parte do comércio (shoppings, cinemas, restaurantes e por aí vai).

Seguindo pela costa oeste, a 37 km, encontra-se Lahaina. A pequena cidade, antiga capital do reino do Hawaii, entre 1820 e 1845, abriga a Front Street, repleta de lojas turísticas, bares e praças.

Na sequência, encontra-se a praia de Kaanapali, que foi a primeira área a se desenvolver em Maui, ainda em décadas passadas. A região concentra hotéis que refletem essa tradição, mais antiga. Quem prefere optar por resorts e hotéis de alto padrão de praias com o mar azul turquesa a melhor pedida é Wailea Beach ou Kihei, no sentido sul.

Perto dali, em Maalaea Bay, está o pequeno porto da ilha. É dali que saem os barcos em direção a Molokini, uma cratera de vulcão no formato de meia lua, quase toda submersa no meio do Pacífico, lugar perfeito para aqueles que gostam de snorkel e mergulho, no qual é possível encontrar de coral a tubarão. O ideal é fazer esse passeio pela manhã.

Haleakala

Haleakala

Mas, o maior dos vulcões que formam a ilha é o famoso Haleakala. Tanto o nascer quanto o pôr do sol são programas muito recomendados na cratera. Diariamente, turistas enfrentam os 55 km de subida, na maioria das vezes com carros alugados, ainda de madrugada, para assistir ao sol nascer acima das nuvens por volta das seis, seis e meia da manhã.

haleakala

Haleakala foto por Jeremie Schatz

São 3.000 metros de altitude e um frio de “bater os dentes”, o que não é nada comum no Hawaii. Mas qualquer dificuldade é recompensada no momento em que se termina a trilha e olha para a imensidão do Haleakala.

Além da vista deslumbrante, o parque nacional, que ocupa 134 km² da ilha, oferece cavalgadas, passeios de bicicleta e trilhas pela cratera do vulcão. O local se estende das proximidades da costa sul de Maui até o extremo leste, em Hana.

O Haleakala está inativo desde 1790 e sua paisagem é bem desértica. Enquanto o turista anda entre trilhas e vegetação, é muito comum observar uma espécie de planta protegida pelo governo local, chamada Silversword. É tão rara que é considerada “super-endêmica” (só cresce e existe por lá, nem mesmo pode ser cultivada em cativeiro). A Silversword floresce uma vez na vida, entre junho e setembro e após florescer, morre.

Silversword, flor rara de Maui

Silversword, foto por Patricia Marzanasco

maui

Flor da Silversword

Localizada na Costa Leste, a agitada Paia reúne restaurantes, bares, lojas (de artesanatos a bikes), mercado e sorveteria.

Dali são 72 km para Hana, a última cidade de Maui, no extremo leste da ilha. Um passeio de carro imperdível pela famosa Hana Highway, que na verdade é o destaque do trajeto por ser uma estrada rodeada de muita emoção. São cachoeiras em meio a mata fechada, mirantes e praias escondidas pela vegetação.

Durante o passeio, é comum encostar os carros nas diversas praias que margeiam a ilha.

Tartarugas na praia de Hookipa

Tartarugas na Hookipa Beach, foto por Patricia Marzanasco

Uma delas, Hookipa Beach, ruim para banho, mas para quem gosta de animais é parada obrigatória. Por volta das 17h30, dezenas de tartarugas marinhas saem do mar e repousam na areia até às 5h do dia seguinte. É possível ficar ao lado delas curtindo o pôr do sol do local, maravilhoso por sinal.

Na sequência, encontra-se Jaws Beach, famosa pelas ondas imensas, nas quais poucos surfistas se encorajam a enfrentar. São ondas de até 20 metros no inverno e, devido a força da água, a maioria dos “corajosos” só chega até lá rebocado por um jet-ski. Não é a toa que ali na praia rodou o último James Bond, “Um Novo Dia para Morrer”, protagonizado por alguns dos melhores surfistas do mundo: Dave Kalama, Darrick Doerner e Laird Hamilton, todos do Hawaiianos.

Mais adiante, uma parada para tomar um café e saborear um banana bread, bolo famoso da ilha, no Hana Farms é uma ótima dica.

cave

Cave, Patricia Marzanasco

Em seguida,  a visita ao Waianapanapa Park é essencial. Lá encontram-se a Cave, caverna com água cristalina em meio a pedras rochosas, e a famosa Black Sand Beach, praia de areia preta por conta da formação das rochas vulcânicas. O Waianapanapa é impressionante!

Red Sand Beach

Red Sand Beach

 

Chegando a Hana, uma cidadezinha pequena e charmosa, o esquema é parar o carro no vilarejo e se aventurar em uma trilha para chegar na exótica Red San Beach, um visual de deixar qualquer um de boca aberta.

Saindo de Hana, as opções são: voltar pelo mesmo caminho ou, para os mais aventureiros, seguir em frente e dar a volta na ilha, onde a paisagem muda e a vegetação tropical dá lugar à aridez do deserto. Por essa estrada litorânea, não é nada incomum o viajante se deparar com baleias jubarte, que também podem ser observadas pelos passeios de barco. No inverno, as baleias percorrem milhares de quilômetros a partir do Alasca para dar à luz nas águas mornas e relativamente rasas da costa de Maui.

Cachoeira Maui

Cachoeira Maui

O turista ainda pode fazer passeios paradisíacos de helicóptero por toda a ilha. Uma caminhada pelo Parque Estadual de Iao Valley é a maneira de se aproximar das escarpas íngremes do interior de Maui, que abriga a Iao Needle, uma agulha de rocha com 365 metros de altura.

E, para terminar, a visita à Alii Kula Lavender Farm que oferece tours temáticos, de carro de golfe ou a pé, é imperdível. A fazenda de flores em Kula é de clima mais seco que o resto da ilha, sendo perfeito para o cultivo da lavanda. Além do lugar ser lindo, ainda é possível desfrutar de um delicioso piquenique gourmet ou participar da colheita da lavanda, percorrendo os campos aromáticos e lilases.

Curta Maui e reserve um fim de tarde para observar o pôr do sol divino que o lugar oferece!

Pôr do sol em Maui

Pôr do sol em Maui, foto por Brent Schlea

Dicas de serviços na ilha

Enquanto estiver na ilha, você precisará de alguns serviços e orientações para aproveitar o melhor que pode ser oferecido por lá!

Hospedagem

Em termos de hospedagem, os hotéis mais interessantes para você ficar são o Four Seasons Wailea e o Resort Andaz. Ambos os Resorts são extremamente conceitos e não irão decepcionar em nenhum aspecto.

Four Seasons Wailea
http://www.fourseasons.com/maui

Resort Andaz
http://maui.andaz.hyatt.com

Se você quer uma opção mais modesta e mais culturalmente imersa, se hospedar na casa dos locais é a experiência que você procura. O site Maui Vacation Properties oferece um elo entre os nativos e interessados em hospedagem. Com certeza ele será útil se você pretende se hospedar dessa maneira.

Para aluguel de casa em Maui
http://mauivacationproperties.com/
Phones: +1800.782.6105 / 808.575.9228

Alimentação

Morimoto – Japonês
Restaurante em frente ao mar, localizado dentro do Resort Andaz, oferece os mais variados pratos de sushi e e da culinária japonesa preparados pelo Chef Masaharu Morimoto.
Destaque para o Tuna Tartare / Tártar de atum servido com molhos especiais.

Address: 3550 Wailea Alanui Dr, Kihei, HI 96753, United States
Phone:+1 808-243-4766
maui

Morimoto

Mamas Fish House
Um dos restaurantes mais famosos de Maui, tem como prato destaque o Mahimahi (peixe branco, típico da ilha) recheado com lagosta e carangueijo, e envolto a uma leve crosta de macadâmia. Pedir também um cocktail Plantation Punch servido com rum com abacaxi, laranja e lima.
Hana Hanch Provisions em Paia
Restaurante de culinária orgânica, típico da região. O local oferece pratos orgânicos (saladas, sopas, peixes com legumes com os produtos que chegam diretamente da fazenda deles).
www.hanaranchprovisions.com
Ulupalakua Ranch Store
O Hambúrguer de carne de alce do Ulupalakua Ranch Store é sucesso em Kula, Maui. (foto)
Sabor irresistível por apenas U$$ 9.
Grandmas Coffee House
Parar para tomar um café e saborear uma torta no Grandmas Coffee House, em Kula, é indispensável na viagem. Um dos lugares prediletos da apresentadora americana Oprah Winfrey. Aliás, sua casa fica localizada bem próximo ao local.

Texto enviado pela querida Patricia Marzanasco. Sigam ela em suas redes sociais e vejam mais dicas preciosas como essa!

Site: http://pmarzanasco.com.br/

Instagram: @pmarzanasco

Fan Page: Patricia Marzanasco

Compartilhe e espalhe coisas boas!