Compartilhe e espalhe coisas boas!

Apostar na qualidade de vida e nos momentos de descanso é fundamental

Ter um dia produtivo não é tarefa fácil, ainda mais para quem é empreendedor e carrega muitas responsabilidades para manter sua empresa em dia com todos os compromissos. Às vezes bate aquela angústia: será que vou dar conta de tudo? Esse questionamento passa pela cabeça de muita gente nos dias de hoje.

Mas o que muita gente não sabe é que ser produtivo não é criar listas com muitas tarefas e fazer tudo correndo. O pensamento deve seguir uma linha qualitativa, dando atenção para atitudes que aumentam a produtividade com qualidade. Dentre elas, inclusive, pode estar uma desconectada do trabalho, para ter ideias, relaxar e se inspirar. Ter pouca flexibilidade pode gerar ainda mais estresse. A Exame.com entrevistou o especialista em produtividade Christian Barbosa sobre o assunto e nós elencamos aqui algumas dicas dele que podem ajudar o seu dia a ser melhor:

Deixar um espaço livre na agenda é importante para que você não seja surpreendido por um compromisso em cima da hora

1 – Cuide da sua saúde: faça exercícios regularmente e durma o suficiente. O sono acumulado pode afetar de forma grave a sua produtividade. Para evitar isso, a melhor coisa é respeitar o seu relógio biológico. Algumas pessoas precisam dormir oito horas, outras seis horas etc. O importante é respeitar esse tempo e acordar com a sensação de que você dormiu o tempo necessário. E os exercícios físicos podem ajudar na qualidade do seu sono e na organização se sua rotina. No mínimo três vezes por semana, para auxiliar na saúde e dar energia para enfrentar as tarefas do dia.

2 – Reserve um tempo para você fora do trabalho. É preciso tomar cuidado com o estresse, para que ele não se torne prejudicial à sua saúde. Busque atividades que lhe proporcionam momentos de lazer e relaxamento, pelo menos três vezes por semana. Encontre algo que você gosta de fazer.

Fazer exercício e dormir bem também é super importante

3 – Planeje suas tarefas. Procure fazer a tarefa mais urgente primeiro e, depois, a mais importante. O planejamento é uma das únicas tarefas que precisa, necessariamente, ter um horário fixo. Esta prática é importante para que você possa criar o hábito. O ideal é que o planejamento seja feito em um espaço maior e não a cada dia. Períodos de três dias ou de uma semana podem ser mais eficazes, pois permitem uma visão maior do todo e permite ajustes eventuais com certa antecedência. Fazer as tarefas urgentes primeiro também ajudam na organização. Isso evita que a tarefa se atrase, aumente e vire um trabalho mais estressante. Depois de liquidar aquelas mais urgentes, aí sim, se volte para aquelas mais importantes.

4 – Almoce bem e utilize o tempo para cultivar relacionamentos. Afinal, comer correndo em um fast food pode ser péssimo para o seu dia e aparea a sua saúde. A melhor coisa é reservar um tempo para o almoço e comer de forma tranquila, uma comida saudável, que tem nutrientes essenciais para que você consiga fazer as tarefas do dia com qualidade. Aproveite este tempo para se socializar com funcionários, parceiros ou, se possível, com a família.

5 – Deixe um espaço livre na sua agenda. Esta dica é muito importante para que você tenha flexibilidade caso surja uma reunião ou compromisso inesperado. Se você tem um tempo livre na sua agenda você consegue reorganizar suas tarefas sem prejudicar sua produtividade. Este tempo livre, se não for utilizado para compromissos, pode ser um ótimo espaço para encaixar momentos de estudo e aprimoramento.

Compartilhe e espalhe coisas boas!