Compartilhe e espalhe coisas boas!

Projeto inovador une arte e sustentabilidade

Arte, cultura, diversão e sustentabilidade podem andar lado a lado. Essa é a proposta do Cinesolar, uma iniciativa inovadora que exibe filmes ao ar livre e se utiliza de energia solar, uma energia limpa. Neste ano, o Cinesolar, que faz parte do Circuito CPFL de Arte e Cultura, abre sua temporada na cidade de Valinhos (SP), nesta quarta-feira, dia 29.

Projeto já passou por diversas cidades do Brasil. Foto: Israel Barreto

Às 18h serão exibidos curtas com temáticas sustentáveis, voltadas para crianças. A sessão das 19h exibirá o filme principal, o longa-metragem “Pequeno Segredo”, dirigido por David Schurmann. O longa conta a história  Tudo tem entrada gratuita. O evento será realizado na Escola Cecília Meireles EMEB, que fica na rua dos Gerânios, S/N, Parque Cecap.

Fotos: Divulgação

Os filmes serão exibidos a partir de uma van equipada com placas solares e sistema conversor de energia solar para elétrica. Dentro desta van super descolada há 100 assentos para o público, telão com 200 polegadas, sistema de projeção e som e um estúdio de gravação. O cinema itinerante geralmente é montado em praças e áreas públicas das cidades.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto

Neste ano, o Circuito CPFL de Arte e Cultura fará sessões de cinema em 60 cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará.

Sobre o filme “ Pequeno Segredo”

Dirigido por David Schurmann, um dos filhos da famosa família catarinense que deu a volta ao mundo em um veleiro, o filme “Pequeno Segredo” (Brasil, 2016, 1h47) conta a comovente história da adoção da menina Kat pelo casal Heloísa e Vilfredo Schurmann. Assim como seus pais naturais, o neozelandês Robert e a amazonense Jeanne, a garotinha era portadora do vírus HIV. O filme é baseado no livro best-seller “Pequeno Segredo – A lição de vida de Kat para a família Schurmann”, lançado por Heloísa em 2012, seis anos após a morte da menina. No elenco do filme, nomes como Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony, Mariana Goulart e Erroll Shand.

(Com informações de assessoria de imprensa)

Compartilhe e espalhe coisas boas!