Compartilhe e espalhe coisas boas!

Método para criar agenda personalizada faz sucesso na internet

Nos dias de hoje, com tantas distrações pelo caminho, é muito importante ter foco. Talvez seja por isso que o “bullet journal” está fazendo tanto sucesso. O método, criado pelo designer Ryder Carroll, ensina a criar uma agenda personalizada para organizar o nosso dia a dia com tarefas de longo e curto prazo. E o mais legal de tudo é que basta ter um caderno e algumas canetas, seguir algumas dicas de organização e deixar a imaginação fluir.

Muita gente tem gostado do método porque ele ajuda na organização pessoal, o que, por consequência, pode melhorar nossa qualidade de vida. Além disso, em meio a um mundo cada vez mais digital, é super importante escrever à mão e externar metas, sonhos, planos e objetivos –  pode fazer bem para a mente e ainda ajudar a ter mais foco e equilíbrio.

Crédito: Reprodução/Tumblr

Você ainda pode criar listas de filmes, séries e livros para ver no ano, inserir desenhos, abusar dos post-its, canetinhas coloridas e adesivos para deixar seu bullet journal com a sua cara!

Confira algumas dicas para montar o seu:

1 – Para começar, é preciso ter um caderno em branco (você pode comprar um ou fazer o seu) e algumas canetas.

2 – Comece pelo índice. Separe duas páginas iniciais para fazer isso. Nele você vai inserir as seções que farão parte da sua agenda e em qual página é possível encontrá-la. Você não precisa terminar o índice todo agora: a ideia é que ele seja construído ao longo do ano, quando você incluir novas seções na sua agenda. Ali você também pode incluir os símbolos que vão aparecer ao lado das atividades. Os originais que Ryder Carroll usa são: bolinha para compromissos, caixinha de check para tarefas e hífen para informações importantes. Mas você pode criar os seus ícones.

3 – As páginas seguintes podem ser utilizadas para criar uma espécie de calendário dos próximos meses, onde você pode colocar as principais tarefas que precisam ser realizadas, como pagamento de contas, aniversários, celebrações etc.

4 – Crie uma página para o mês atual, a chamada “Log do Mês”. Insira os números dos dias nesta mesma página e, ao lado, as iniciais dos dias da semana. Na página ao lado desta, você pode criar uma lista com as principais tarefas que precisa fazer naquele mês, indispensavelmente.

5 – Agora, é a hora de criar o “Log do dia”. Você pode inserir os dias do mês, deixando três dias em cada página, ou o número que preferir. Em cada dia você pode inserir os compromissos e as tarefas que precisam ser feitas naquele dia.

6 – Crie listas de filmes, planos futuros, séries, livros, atividades físicas e o que mais você quiser!

 

Algumas inspirações de bullet journals que encontramos no Pinterest:

bullet_journal_3_pinterest

 

Confira o vídeo oficial do criador do bullet journal com um passo a passo

 

 

Compartilhe e espalhe coisas boas!