Compartilhe e espalhe coisas boas!

Esta sobremesa tradicional é elegante e deliciosa!

O Crème Brulée é uma sobremesa elegante e tradicional que agrada diversos paladares. Ainda não há um consenso quanto à sua origem, já que França, Inglaterra e Espanha disputam sua criação. Porém, a primeira referência à sobremesa que se tem notícia é francesa e data de 1691, publicada no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois .

Basicamente, os ingredientes centrais são creme de leite, ovos, baunilha e açúcar, mas podem haver variações de sabores. O charme fica por conta da sua apresentação, uma vez que a sobremesa é tradicionalmente servida em ramequins, e sua cobertura tem um toque especial: na finalização, o açúcar é queimado.

Confira abaixo a receita de Crème Brulée apresentado por Raíza Costa no programa Rainha da Cocada, do GNT, e bon appétit!

 

 

PARA O CRÈME BRULÉE

480ml de creme de leite fresco

1 fava de baunilha ou 5ml de extrato

6 gemas

90g de açúcar

30g de mascarpone

 

MODO DE PREPARO

Para fazer o crème brulée:

Coloque o creme de leite fresco e a fava de baunilha em uma panela. Abra a fava, tire todas as sementes e jogue tudo na panela. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura. Assim que ferver, desligue o fogo e tampe a panela.

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro. Adicione uma concha do creme de baunilha quente nas gemas e bata rapidamente. Acrescente o restante do leite e bata para incorporar. Adicione o mascarpone e retire a fava de baunilha.

Encha os ramequins ou potinhos rasos, até a borda. Asse em banho-maria a 150ºC, por 45 minutos.

 

Modo de preparo da cobertura:

Coloque uma generosa camada de açúcar em cima de cada creme. Se você não tiver um maçarico, aqueça uma colher no fogo e passe por cima do açúcar, ela vai queimá-lo imediatamente e formar a crosta de açúcar.

Compartilhe e espalhe coisas boas!