Compartilhe e espalhe coisas boas!

Aprenda a fazer essa deliciosa torta de

Olá, amigos leitores. Como vocês estão? Espero que o fim de semana esteja bom 🙂 Hoje venho com um post doce para vocês

Se existe uma sobremesa que combina com qualquer tipo de atividade, clima, humor, hora do dia, [escolha aqui a variável que você desejar], essa é a torta.

Iguaria multicultural e democrática, quase todos os países do ocidente tem sua variação do prato. Você já pensou para pensar quantos tipos de diferentes de torta existem? Doces ou salgadas, as possibilidades são tão infinitas quanto a criatividade do confeiteiro ou chef por trás dela.

Hoje, trago para você uma receita de Torta de Cereja, também conhecida como Cherry Pie.

Doce, mas nem tanto

Diferente de outras tortas que levam frutas, a torta de cereja não é tão doce. Seu sabor é mais ácido, causando uma combinação muito interessante de sabores.

Torta de cereja

Cara, olha essa torta

O motivo de tal mescla está na escolha das cerejas. A cereja ideal para ser usada na receita é a Cereja Ginja, ou cereja ácida. Nada contra usar versões mais doces, mas o clássico do prato leva esse tipo em questão. E pessoalmente, o ácido tem um gosto especial em doces. Tudo que é doce demais enjoa.

Torta de cereja

Suculência, doce… tudo que você deseja no final de semana

Outro diferencial dessa receita é sua massa amanteigada. Sabe aquela massa que derrete na boca? Então, é essa que iremos te ensinar.

Torta de cereja

Com uma bola de sorvete então, hmm…..

Bem, já falei demais, né? Vamos logo para a  receita.

Torta de Cereja

Receita por 

Ingredientes

PARA A MASSA:

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo sem fermento (192g)
  • 1 xícara de manteiga gelada cortada em cubos(227g)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/4 de xícara de água gelada

PARA O RECHEIO:

  • 1 kg de cerejas ginja (de preferência) sem caroço (use um tirador de caroço ou corte a cereja em pedaços)
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • Raspas e suco de 1 limão
  • Para pincelar:
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de água

Modo de preparo

Para a massa, em um um processador ou à mão, misture a farinha, sal e açúcar. Acrescente a manteiga e pulse por alguns segundos até que ela esteja quase dissolvida. Se estiver fazendo à mão, desmanche a farinha com os dedos.

Junte a água gelada e misture até que vire uma massa esfarelenta, mas úmida.

Separe em duas partes e com a ajuda de um plástico filme, molde em formato circular. Leve para a geladeira e deixe descansando por pelo menos 1 hora. Essa massa pode ser feita com até 2 dias de antecedência desde que refrigerada e 1 mês se mantida no freezer (deixe descongelar na geladeira por algumas horas antes de montar a torta).

Para o recheio, misture todos os ingredientes.

Abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão, se certificando que a área de trabalho está enfarinhada para que não grude.  Forre uma forma de 25 cm de diâmetro com uma das massas, deixando uma borda. Coloque o recheio e espalhe para que fique nivelado.

Faça tiras com a ajuda de uma faca ou cortador de pizza, e entrelace a torta.

Retire o excesso de massa e dobre para dentro as bordas. Pincele com 1 ovo batido e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 1 hora ou até que o recheio esteja borbulhando.

Caso a massa esteja dourada antes do tempo, cubra as bordas ou a torta inteira com papel alumínio.

Espere esfriar completamente (cerca de 2 horas) para que os sucos da torta tenham secado e ao cortar, os pedaços saiam inteiros. Sirva com sorvete de creme ou chantilly.

Torta de cereja

Que visão do paraíso

***

Esse post foi inspirado na receita do blog Vai comer o quê?

Gostou da ideia para sobremesa? Pretende fazer? Compartilhe nas redes sociais! Basta clicar nos ícones abaixo. Não leva nem 10 segundos e seus amigos vão adorar 🙂 Um abraço e um bom final de semana.

Compartilhe e espalhe coisas boas!