Compartilhe e espalhe coisas boas!

Conheça 10 mulheres inspiradoras que mudaram o rumo da história da humanidade

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Parabéns, mulheres!

Todos os séculos de luta de heroínas e guerreiras por um mundo justo para todos merece um dia para relembrar a essência dessa luta: o fim de estereotipagens burras, discriminações por gêneros e a promoção definitiva de igualdade de direitos para todos.

Ao longo de gerações, mulheres de diferentes nacionalidades, estratos, profissões, opiniões e estilos têm transformado o mundo e a forma como você o conhece. Nós selecionamos aqui algumas delas que admiramos e nos inspiram diariamente.

Cleópatra – A Faraó mais próxima de Deus

Mulheres que mudaram o mundo

Cleópatra

Cleópatra Filopator Nea Thea foi a última rainha da dinastia Ptolomeu. Estrategista militar, grande negociadora, poliglota (ela dominava seis línguas!) e era conhecedora de filosofia, literatura e artes grega. Ela foi uma das poucas Faraós mulheres e certamente uma das personalidades mais icônicas do Antigo Mundo. Posteriormente se casou com Júlio César e se converteu em uma das soberanas mais poderosas que já pisaram na terra.

Rainha Isabel I da Inglaterra

Mulheres que mudaram o mundo

Rainha Elizabeth I

Conhecida como “Rainha  Virgem”, Elizabeth I teve uma controversa sucessão ao trono (quem tiver interesse assista ao seriado “The Tudors”) e instaurou tempos áureos na Inglaterra, conhecido como Período Isabelino. Entre os feitos de seu reinado encontra-se a ascensão da dramaturgia inglesa (Shakespeare, baby) e as grandes proezas marítimas de Sir Francis Drake. Definitivamente uma das personalidades mais marcantes da coroa inglesa.

Kate Sheppard

Mulheres que mudaram o mundo

Kate Sheppard

Hoje relembramos a importância de igualdade de gêneros. Alguns direitos, tais como a votação, parecem até meio óbvios. Mas nem sempre foi assim. Kate Sheppard foi uma das primeiras ativistas em prol do voto feminino no mundo. Em 1893, Sheppard reuniu a assinatura de 32 mil mulheres para que o parlamente local aprovasse o direito ao voto a elas. O documento tinha nada menos que 270 metros de comprimento e garantiu que as mulheres da Nova Zelândia pudessem votar. sua ação inspirou lutas parecidas ao redor do mundo.

 Coco Chanel

Mulheres que mudaram o mundo

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur  Chanel, conhecida entre seus poucos amigos simplesmente como Coco, foi um exemplo de vida. Orfã de mãe e abandonada pelo pai em um pensionato aos seis anos, Coco Chanel deu a volta por cima e transformou uma vida destinada ao trágico em uma ode ao mundo da moda. Até hoje seu nome ecoa pelo mundo e é referência na moda.

Marie Curie

Mulheres que mudaram o mundo

Marie Curie

Marie foi uma cientista polonesa e a única pessoa que conquistou um Nobel de química e outro de física. Foi a primeira mulher que alcançou o título, a primeira mulher a conquistar uma vaga para lecionar na Universidade de Paris. Sabe o termo “radioatividade”? Então, foi ela que criou. Sem dúvida uma das maiores cientistas do mundo.

Carmen Miranda

Mulheres que mudaram o mundo

Carmen Miranda

Criada na lapa carioca das primeiras décadas do século XX, Carmen foi uma das primeiras artistas brasileiras que alcançou sucesso mundial. Seu lar foi uma das fortes características influenciadores de sua obra. É considerada a primeira artista multimídia do Brasil, transitando entre atuação, canto e dança no que veria a se transformar na Indústria Cultural do país.

Rosa Parks

Mulheres que mudaram o mundo

Rosa Parks

Rosa Parks foi a “agulha no palheiro” de um dos mais importantes movimentos americanos contra segregação racial. O seu ato? Simplesmente se recusar em ceder o lugar no ônibus para para um branco.

Parks ficou três dias presa por causa disso. Após ser liberada, um grande boicote nos ônibus segregadores ocorreu. Milhares de negros passaram a ir ao trabalho a pé.

A liderança desse movimento foi assumida por grandes ativistas dos direitos dos negros como os reverendos Ralph Abernathy e Martin Luther King. Depois de 381 dias de boicote, a Suprema Corte americana julgou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos. O simples ato de se cansar de tal injustiça fez Parks se tornar a precursora de um grande movimento contra o racismo.

Amelia Earhart

Mulheres que mudaram o mundo

Amelia Earhart

Irreverente defensora dos direitos das mulheres, Amelia Mary Earhart foi uma das mais importante personalidades da aviação mundial. Foi a primeira mulher condecorada com a “The Distinguished Flying Cross”, título alcançado por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Suas ambições e paixões pela aviação a fizeram ser declarada desaparecida em 1937 durante sua tentativa de realizar um voo ao redor do mundo.

Margaret Thatcher

Mulheres que mudaram o mundo

Margaret Thatcher

Margaret Hilda Thatcher foi uma das políticas contemporâneas mais influentes da história do mundo. Sua forte posição critica à União Soviética, oposição aos movimentos sindicais e  ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 84 lhe renderam o título de Dama de Ferro. Thatcher ficou famosa pela sua posição econômica liberal e por lutar para reverter a situação difícil que o Reino Unido passava.

Malala Yousafzai

Mulheres que mudaram o mundo

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é uma das mais jovens ativistas em prol dos direitos das mulheres, mais especificamente, em prol da educação feminina. Em 2012, Malala sofreu um atentado que quase lhe tirou a vida. Entretanto, ela não abaixou a cabeça e continuou defendendo suas ideias. A jovem recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2014.

***

A grande verdade é que seja uma personagem histórico, uma amiga, uma desconhecida que cruzamos na rua ou mesmo você, querida leitora, todas as mulheres batalham diariamente por seu lugar no mundo. Essa é nossa singela homenagem do SoulMe para vocês. Guerreiras de corpo e alma! Feliz Dia internacional da Mulher 🙂

Matéria inspirada nas matérias do Manual do Homem Moderno, Hypeness e Brasil Escola.

Compartilhe e espalhe coisas boas!